quinta-feira, 14 de abril de 2011

SRP 160




Um é repetente (Paulo Ferreira) e o outro (Jorge Menau) é um novo "finisher" nos 165km BTT de Serpa.

Relato de Jorge Menau:
"Ando regularmente de bicicleta desde 1989, mas mesmo em meados de março de 2011 não me imaginava a fazer uma ultramaratona em BTT.
Inscrevi-me no final de fevereiro no SRP80 pois só estava a pensar fazer o SRP160 em 2012.

A 20 de março, depois de um passeio de 147km (com 2.200m de subida acumulada) fiquei com a noção que tal seria possível já este ano. Sendo assim acreditei que com treino e "cabecinha" poderia fazer menos de 12h nos 165km com 3.137m de subida acumulada do SRP160 2011.

O nosso colega Paulo Ferreira fez em 2010 o SRP160 (sob condições atmosféricas e de terreno difíceis), este ano também iria alinhar, contei com ele para me dar uma pequena noção do que seria esta ultramaratona.

A partida foi dada às 8:00, nuvens baixas e pequenas gotas de névoa refrescavam a manhã, horas depois já pedalavamos com sol, céu azul, temperatura amena e um vento que incomodou especialmente no final da tarde quando o apanhávamos de frente.

Para mim o momento mais importante deu-se ao km 90, pois já tinha percorrido uma distância de uma maratona de BTT normal mas ainda faltavam 75km para a meta... ou seja uma outra maratona! Foi aí que a parte psicológica teve de tomar conta da situação. O ditado diz que "quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga". Aqui estava eu no terreno a pôr o ditado à prova.

Os quilómetros foram fluíndo normalmente, pois optei desde o início nunca forçar o andamento, deixando as pernas rolarem sem grande carga sem nunca ter receio de usar o prato pequeno. Ia entretido a fazer contas de cabeça que me punham na meta na melhor das hipóteses às 19H, sendo assim, estava motivado e prestei sempre atenção ao beber e comer regularmente para não ter quebras, mesmo assim senti-me a perder energias por volta dos 140km, ainda faltavam 25 para a meta, ou seja, quase duas horas de pedaladas, mas depois sexta zona de assistência (ZA6) instalada ao km 143, recuperei a energia necessária para cortar a meta às 19:21 na 339ª posição, fazendo o percurso em 11h21min (média de 14,6km/h), em que 10h19min foram em movimento (ou seja, nas várias paragens que fiz somei 1h02min, nesta caso a média foi de 16km/h).

A caminho da meta tive a sensação que ia ganhar a minha medalha olímpica, afinal conseguia na minha estreia no SRP160 atingir o objetivo de cumprir os 165km em menos de 12h, e ninguém me pode tirar esta conquista.

Em 2012 espero lá estar outra vez."

Sem comentários:

Enviar um comentário