terça-feira, 27 de abril de 2010

Alte, sempre a 25 de Abril.

103 (km de extensão) e 2.030 (metros de subida acumulada) foram os números a bater na segunda prova da Taça de Portugal de Maratonas (XCM) e também pelos inscritos na prova aberta no nível 4, em que participei. Este ano a maratona estava inserida no programa oficial dos Jogos do Centenário (100 anos da implantação da República), e chegámos a entrar no Alentejo.

Pela terceira vez desloquei-me a Alte (2007/2009/2010) para tomar parte nesta grande festa do BTT a sul. Mais de 2.000 participantes inscritos, 270 no nível 4 (classificaram-se só 107).

Logo pela manhã o céu azul prometia um dia de Primavera quente, a máxima terá chegado aos 30ºC. Na semana anterior não tive um descanso regular (que é uma das principais componentes de qualquer treino), também não estudei convenientemente o percurso em termos de dureza, pois o pior estava mesmo nos 40km iniciais, subidas duras e com muita gente à volta, ora a passarem-me, ora eu a ultrapassar. Ou seja, não consegui entrar no meu ritmo. Somando a isto tudo uma ligeira debilidade fisiológica, o resultado foi mesmo uma dura prova com constante dor de pernas. Contava fazer 6 horas (no máximo 7), mas o cronómetro só parou nas 7h20min (a pedalar fiz 6h35min... demasiado tempo parado).


O percurso que passava pelo alto do Malhão e pelo planalto da Serra do Caldeirão, era muito interessante, desde as paisagens, à passagem de ribeiras (não gosto muito), a vários singletracks fantásticos dos quais destaco o que ladeia a ribeira de Algibre, onde chegámos já com mais de 70km nas pernas, mas o gozo era tal que não hesitei em acelerar e até pedalar em pé para usufruir da condução técnica no serpenteado por entre a vegetação, raízes e pedras, tudo isto com o som de fundo do chilrear de várias aves, da ribeira (que ía cheia) e também de pequenas animais (lagartixas) que fugiam por entre a vegetação, até deu para esqueçer um pouco as dores nas pernas.

De qualquer modo valeu a pena (e foi-me mesmo penoso).

Destaco a presença na meia-maratona de um nome mítico do trial BTT mundial, Hans Rey.

Jorge Menau.

Fotos aqui

1 comentário: