segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lousã! Subir, subir, subir...


O que escrever acerca de uma "voltinha" de 106km na Lousã em que nos primeiros 5km já íamos com 433m de subida acumulada e ao km 11 já tínhamos 1.150m?
Bem... o Paulo Ferreira e o Jorge Menau vão tentar explicar:

Para começar bem o dia, às 5h40min da manhã de sábado 10 de Abril já estávamos na A1. Mesmo assim a primeira pedalada foi tarde, às 9h20min, a última foi às 20h45min.
Mas vamos a mais números "chocantes":

- 8h50min pelas serras da Lousã.
- Os últimos 21km foram sempre a descer. (Já tinha escurecido).
- Os primeiros 85km tiveram 2.900m de subida acumulada!

Esta "voltinha" foi assim um excelente treino para as nossas capacidades físicas, psicológicas e também de gestão de esforço e de alimentação. Especialmente para o Paulo Ferreira que se vai lançar aos 162km da ultramaratona de Serpa no sábado seguinte, que conta com 3.150m de subida acumulada. Ou seja, fizemos praticamente o mesmo acumulado somente em 85km (duros!).


Por volta dos 40km, quando já se tinha subido muito, muito mesmo, a falta de energia fez-se sentir. Entrámos num pequeno café que não tinha bifanas, mas... tinha uma magnífica sopa com couve, feijão e massa. Juntámos a isso mais umas salgadas batatas fritas, carne, refrigerante e pão. Foi mesmo aquilo que precisávamos.


Os geradores eólicos foram companhia habitual, mas só sentimos vento forte nos caminhos acima dos 900m, felizmente a temperatura era primaveril tanto nas zonas mais baixas como nos muitos topos a que chegámos.

Quase não vimos pessoas, mesmo nas aldeias a actividade era escassa.
As aldeias referênciadas como "Aldeias do Xisto" estão muito bem tratadas e convidam mesmo a um fim-de-semana familiar no meio do sossego serrano e de paisagens únicas que transmitem grandiosidade à natureza e uma quase insignificância às zonas humanizadas, mesmo a Lousã fica muito pequena vista do cimo dos vários sítios altos por onde pedalámos.


As praias fluviais que encontrámos convidavam-nos já a um mergulho, pois isto de esforço pedalante e algum pó implica sempre um posterior bom descanso.


Fica em aberto um outro percurso na zona (que tal como este foi baseado nos Geo-Raids), de 70km e 2.100m de acumulado.


5 comentários:

  1. Fica o convite para fazermos a 2ª etapa do Geo-Raid...é com imenso prazer que levo outro empeno.

    Paulo Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Que inveja, fica para a próxima:)

    Luis Costa

    ResponderEliminar
  3. Bom passeio
    Espero que tenham passado na Aldeia do Talasnal e provado o famoso Talasnico.

    Abraço e boas pedaladas
    João Vaitu63

    ResponderEliminar